Gaesan

GaeSan Engenharia e Consultoria Técnica Ltda
Rua José Merhy, 840 - Boa Vista - Curitiba/PR
Fone: 41 3079.5695


Estudos de Arco Elétrico

Realizamos estudos para a determinação do nível de risco de fontes de energia elétrica, conforme obrigatoriedade da NR-10.

O arco elétrico é um fenômeno físico inerente ao funcionamento do sistema elétrico, consistindo em um curto circuito que ocorre por meio do ar, o qual gera calor de forma controlada, como nos casos de solda elétrica e fornos industriais, ou de forma não controlada, como no caso de falhas de isolamento em equipamentos elétricos.

Quando o isolamento entre condutores energizados sob diferentes potenciais elétricos é rompido, gera-se um arco elétrico. Os trabalhadores que estão expostos diretamente ou em proximidade a estes condutores podem sofrer sérias lesões quando da ocorrência da falha elétrica.

As falhas elétricas são fenômenos indesejáveis em uma instalação e podem liberar quantidades significativas de energia, principalmente em forma de calor. A temperatura em um arco elétrico pode facilmente ultrapassar 3.000°C, criando um flash brilhante e um intenso e instantâneo deslocamento de ar. Uma enorme quantidade de energia radiante explode do equipamento elétrico, liberando gases quentes e tóxicos, além de metal incandescente, podendo causar a morte ou severas queimaduras. As ondas de pressão e a luz ultravioleta criadas pelo arco podem prejudicar seriamente a audição e a visão. O rápido movimento da onda de choque pode lançar pedaços do equipamento sobre as pessoas que estiverem nas proximidades.

O arco elétrico pode aparecer como consequência de diversos fatores, sendo os mais comuns a operação indevida de equipamentos, projetos elétricos mal elaborados, manutenções inadequadas, influências externas, sobretensões de origem atmosférica ou de manobra, ferramental inadequado, esquecimento de ferramentas dentro de equipamentos, depreciação do isolamento, entre outros fatores causadores de curto circuitos.

Levando-se em consideração a grande quantidade de energia liberada em um diminuto espaço de tempo, torna-se imperativo o estudo da melhoria das condições de segurança das equipes de manutenção e operação de equipamentos elétricos. As normas atuais requerem o cálculo da energia incidente de arco sobre os profissionais que trabalham diretamente com o sistema elétrico.

Os cálculos de energia emitida durante um arco elétrico são uma análise de risco aplicada sobre os trabalhadores do sistema elétrico. A Norma Regulamentadora 6 estabelece o uso de Equipamentos de Proteção Individual para proteção dos trabalhadores contra os riscos susceptíveis de ameaça à segurança e à saúde no trabalho. A Norma Regulamentadora 10 versa acerca da adequação das vestimentas de trabalho às respectivas atividades elétricas, as quais devem contemplar a condutibilidade, a inflamabilidade e as influências eletromagnéticas, tornando, assim, obrigatória a utilização de roupas resistentes às emissões de energia provenientes de arcos elétricos.

Existem diversos modos e procedimentos para se reduzir as consequências decorrentes de um arco elétrico, incluindo o uso de roupas especiais, painéis resistentes ao arco, controle remoto das operações, entre outros. Atualmente, é imperativo que esta redução das consequências oriundas do arco elétrico ocorra também por meio de soluções de engenharia, como a parametrização dos relés de proteção com foco na redução da energia emitida e a utilização de sistemas de detecção e eliminação rápida do arco elétrico.


Artigo 4 Artigo 3 Artigo 2

 

Gaesan
GaeSan Engenharia e Consultoria Técnica Ltda
Rua José Merhy, 840 - Boa Vista - Curitiba/PR
CEP 82560-440 - Fone: 41 3079.5695
Contato Operacional
Engº Rogério Jr: 41 99979.3807